Champagne Das Cinco

novembro 12, 2010

PEQUENOS NOTÁVEIS, MEU DESABAFO DA MADRUGADA…

Filed under: Baphón — champagnedascinco @ 5:41 AM
Tags: , ,

Os pré-adolescentes de hoje me assustam. Não é por implicação minha, eu gosto deles, ás vezes, mas quando estou na rua e vejo meninas de 12 ou 14 anos se vestindo como adultas, com estilo, entendendo de moda e olhando vitrines, fico pensando onde eu estava nesta idade. Estava brincando de policia ladrão ou comendo chocolate na Americanas. Adorava aqueles playcenter`s com labirintos e piscinas de bolinhas ou chamava toda minha turma do colégio pra jogar queimada no meu prédio. Roupas? Qualquer uma que pode sujar pra ninguem brigar comigo depois. Daí, dez anos depois, quando já me interesso por roupas, maquiagens e acessórios, encontro crianças vestidas como eu, de saltos, bolsas caras, cabelo da moda, maquiagem… E me pergunto, o que está acontecendo?

Por muito tempo soube da existência da blogueira Tavi Gevinson, mas sempre tive preguiça de entrar no blog pra saber realmente o que é. Pra quem não sabe eu explico… Uma menina que começou sua página na web, www.thestylerookie.com, aos 11 anos, comentando, anotando, montando looks e tirando fotos. Fiquei bem chocada com tudo que ela coloca por lá, parece que todos os dias aprendo com uma pessoa que viveu 10 anos a menos que eu. Ela dá referências de filmes antigos, faz comentários pertinentes e os looks super elaborados com fotos divertidas e criativas. Aqui no Brasil tem a personagem da novela Ti Ti Ti, Maria Beatriz, inspirada em Tavi. Um sucesso.

Todas essas reflexões não saiam da minha cabeça, até ler hoje uma matéria na revista L`0fficiel deste mês, que aliás está incrível, sobre a geração between, ou seja, entre a infância e a adolescência. Mas, pra mim, a infância tem seus dias contados, pois o volume de informações absorvidas através das facilidades da Internet abre um mundo de possibilidades cada vez mais precoce em futuros adultos que nasceram na era do I. Oi? O que é I? Iphone, Ipad, Ipod… Não existe distância, só não sabe quem se recusa e não quer fazer parte do grupo selecionado. A moda nunca esteve tão acessível. Se antes só era fashionista quem comprava revistas e lia livros do assunto. Hoje, os desfiles estão no youtube, as fotos estão no website e dicas de moda estão em todas as partes.

Se atualmente o mercado profissional está competitivo, imagina quando esses pequenos da era do Google estiverem por aí enviando um Curricullum online escrito desde os 11 anos de idade.

Tavi em um dos looks do seu blog, vestida de Miu Miu:

Em um momento desabafo, a blogueira escreveu uma carta para a revista Seventeen. Indignada com o que leu na capa da revista teen, que dizia: “THE PARTY DRUG THAT CAN MAKE YOU FAT & UGLY.” ou seja, as drogas podem te deixar gordo e feio. E uma garota de 13 anos escreveu isso para a redação:

“Eu sei que a realidade é que as pessoas valorizam mais aparência que  inteligência, e que, portanto, a maneira mais fácil de convencê-las a não fazer o errado é  dizendo que irá torná-los  menos atraentes. Mas, não tem que ser assim. A cultura pop e a mídia, duas coisas que os adolescentes respiram, tem um pouco a ver com a forma como os adolescentes valorizam a beleza. Você, “Seventeen”, também o faz, e você tem uma influência, então use-a. Eu sei que suas intenções são boas, mas existem maneiras para desencorajar o uso de drogas, sem tirar de outra mensagem importante. Adolescentes valem mais do que parece, e nós não precisamos de outro meio de comunicação nos dizendo o contrário.”

Sincerely,
Tavi
 

 E aí você tem mais de 30 anos, trabalha na redação da Seventeen e lê isso de uma menina que deve ter entrado na puberdade agora, que deveria estar preocupada com o primeiro beijo ou na lição de matemática. Por essas e outras, a geração “Coca-Cola” (como meu padrasto me chamava nesta época) assusta os que lembram da Internet discada, achava Orkut estranho e fazia trabalho da escola pesquisando nas enciclopédias dos pais.
Por Tati Carvalho
@carvalhotatiana (segue aí!)🙂

6 Comentários »

  1. Tati, vejo isso todos os dias.
    E, não é somente com as meninas que isso acontece, com os meninos também.

    Comentário por Gustavo Grilo — novembro 12, 2010 @ 1:02 PM | Responder

    • Muito medo Grilo! hehe

      Comentário por champagnedascinco — novembro 12, 2010 @ 3:29 PM | Responder

  2. Champagnete!!Como vc acertou com esse editorial!!Estou emocionada pois tenho visto tudo isso e com uma frequencia cada vez maior!!Parabéns pelo texto,conteúdo muito atual!!

    Comentário por Soraya Cantareira — novembro 12, 2010 @ 4:14 PM | Responder

  3. Ótimo editorial, Tati… escreveu tudo mto certo.
    Concordo em tudo com vc… a infância já era! vejo isso pelas minhas vizinhas-inhas com unhas feitinhas tds as sextas, detalhe: elas tem 9/10 anos.
    Parabéns!!!
    Bjos

    Comentário por Fernanda — novembro 12, 2010 @ 9:16 PM | Responder

  4. Amiga, foi um desabafo pertinente…essa nova geração de garotas e garotos está cada vez mais distante daquilo que nós conhecemos como infância! Você mais uma vez arrasou…
    Bjokas!

    Comentário por Taisa — novembro 13, 2010 @ 12:14 AM | Responder

  5. Essa menina me irritou,me deu vontade de ir morar na fazenda pra criar meus filhos na roça!

    Comentário por tatianna — novembro 22, 2010 @ 4:16 AM | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: