Champagne Das Cinco

dezembro 3, 2009

MOVIMENTOS E GESTOS NA COMUNICAÇÃO

Filed under: etiqueta — champagnedascinco @ 8:30 PM
Tags: , ,

            Se quiser adquirir uma personalidade magnética, seus movimentos devem ser elegantes e equilibrados. Se você se meche muito, faz gestos bruscos, exagerados, incertos ou acanhados, tem de aprender a moderá-los. Os gestos estrondosos e descontrolados indicam um caráter extrovertido e vistoso, mas podem ser um tanto cansativos para as pessoas à sua volta.

            Se for introvertida, provavelmente será muito comedida nos gestos. Neste caso, terá de aprender a libertar um pouco o corpo. É como se vestisse uma camisa-de-força emocional e física, que tem de despedaçar, se quiser libertar o magnetismo e o encanto pessoal. Controlar exageradamente os gestos significa, automaticamente, controlar as emoções, porque os movimentos são um reflexo da forma como nos sentimos.

Tome consciência dos seus movimentos:

            Tem consciência dos seus gestos? É capaz de descrê-los? Para poder moderá-los ou amplifica-los, é necessário que tome conhecimento deles. Se tiver dúvida, o teste irá ajudá-la a classificar metodicamente a forma como se move em várias situações.

Teste de movimentos

            Abaixo, uma lista de adjetivos que podem se aplicar a seus gestos. Responda às seguintes perguntas, com três deles:

 

Generosos / incertos / bruscos / lentos / forçados / desastrados / desordenados / cuidadosos / exagerados / precisos / decididos / rápidos / ríspidos.

 

  1. Quando se lava de manhã, seus gestos são?
  2. Quando faz as malas, seus movimentos são?
  3. Quando está se arrumando para sair e vê que está atrasado, seus movimentos são?
  4. Quando vai colar uma peça quebrada, seus movimentos são?
  5. Quando está descontraída, com amigos, seus movimentos são?
  6. Quando está trabalhando e sabe que alguém está observando-a, seus movimentos são?
  7. Se estiver sentada na cabeceira de uma mesa num jantar, os seus movimentos são?

 

Agora tome as qualidades que apareceram três ou mais vezes na sua lista e escreva-as numa folha de papel. Tem agora um perfil da forma como move seu corpo, e estará preparada para um exercício que lhe ensinará a ter plena consciência dos seus gestos.

 

Exercício de mímica no coquetel

            Este é um exercício especial, porque pode adaptá-lo a qualquer situação causadora de ansiedade, e sempre que se sentir necessidade de ter mais autoconfiança.

            Coloque-se à vontade, frente ao espelho, e imagine que foi convidada para uma festa. Está de pé, com uma taça na mão, no meio de uma conversa com outro convidado. Um garçom aproxima-se com uma bandeja de canapés. Agora analise cada um dos seus gestos:

  • Sorria para a pessoa que segura a bandeja, olhando-a diretamente nos olhos.
  • Sem mover as mãos, olhe para o conteúdo da bandeja.
  • Levante suavemente a mão que tem livre e pegue o canapé mais próximo.
  • Antes de levá-lo à boca, sorria para a pessoa com quem estava falando.

 

Este exercício simples e efetivo pode ser adaptado a qualquer situação. Imagine que está no caixa de supermercado, ao pagar as compras e arrumá-las nos sacos. Faça uma lista de todas as situações em que é sistematicamente desastrada e adapte-se a este exercício. Procure os resultados só ao fim de alguns dias.

 

Exercício para manter a calma durante a conversação:

            Talvez pertença à categoria das pessoas que gesticulam muito ao falar. Este exercício vai ajudá-la a manter a calma quando falar com outras pessoas.

  • Sente-se confortavelmente em frente ao espelho.
  • Fale consigo mesma acerca do seu dia ou de outro assunto que lhe passe pela cabeça, sem fazer o menor gesto. Sem mexer o dedo mindinho, recomece tudo de novo.
  • A primeira sessão não deve passar de 3 minutos. Quando se acustumar, pode aumentar a duração um pouco mais.

 

Se, após algumas semanas, for capaz de contar-se uma história com 10 a 15 minutos sem se mexer toda, estará curada. Enfrentará o mundo de forma serena e convincente.

Outra dica para tornar os seus gestos mais confiantes e fluídos:

            Faça um curso de etiqueta. Quantos gestos desajeitados acha que são causados pela falta de confiança? Saber exatamente o que fazer, ou não fazer, em determinada situação, pode ajudá-la a dominar os seus gestos, tornando-os mais dóceis e mais estudados. Isto contribuirá para o seu sentido de segurança e autoconfiança.

Como é o seu aperto de mão

O aperto de mão é um dos gestos por meio dos quais as pessoas fazem um juízo imediato da outra. É capaz de descrever seu aperto de mão? Se não é capaz, peça a alguém para descrever. Alguma vez apertou a mão de uma pessoa que quase lhe esmagou os dedos? Ou então que lhe fez lembrar um peixe – frio, pegajoso e mole?

O aperto de mão ideal deve ser seco, firme e agradável ao toque, com um olhar direto no interlocutor. Lembre-se que o aperto de mão é uma das peças do quebra-cabeça que define a nossa personalidade e estabelece a comunicação.

Por Nize de Freitas

Anúncios

4 Comentários »

  1. Se quiser adquirir uma personalidade magnética, seus movimentos devem ser elegantes e equilibrados é mais pura verdade!!!. Se você se meche muito, faz gestos bruscos, exagerados, incertos ou acanhados, tem de aprender a moderá-los. Os gestos estrondosos e descontrolados indicam um caráter extrovertido e vistoso, mas podem ser um tanto cansativos para as pessoas à sua volta !!! Maravilha de post ótima dicas de comportamento!! Parabéns Champagnetes continuem postando variedades de temas!! Muito informativo!!! Paula

    Comentário por paula voltreim — dezembro 6, 2009 @ 1:40 PM | Responder

  2. Champagnetes parabens!! Todos deveriam Fazer um curso de etiqueta. Quantos gestos desajeitados que são causados pela falta de confiança? Saber exatamente o que fazer, ou não fazer, em determinada situação, pode ajudá a dominar os seus gestos, tornando-os mais dóceis e mais estudados. Isto contribuirá para o seu sentido de segurança e autoconfiança e mais felicidade na nossa vida!! Parabens pelo Post!

    Comentário por Geoges Madeira — dezembro 6, 2009 @ 2:00 PM | Responder

  3. Adorei o post e principalmente abordegem sobre os gestos mais confiantes e fluídos:

    Vou Fazer meeesmo um curso de etiqueta. Quantos gestos desajeitados acha que são causados pela falta de confiança? Saber exatamente o que fazer, ou não fazer, em determinada situação, pode ajudá-la a dominar os seus gestos, tornando-os mais dóceis e mais estudados. Isto contribuirá para o seu sentido de segurança e autoconfiança!! Parabens pelo post!! Tim!!!Tim!!

    Comentário por Jamillle Kozac — dezembro 7, 2009 @ 10:13 PM | Responder

  4. Boa Tarde!

    Faço parte da equipe da empresa Arabesco Design e gostaria de solicitar orientações para divulgar, em seu site, a Exposição do Concurso Cultural Praiamar Fashion Dolls – Edição Noivas cujo sucesso é reconhecido pelos organizadores e apoiadores pelo excelente resultado que obteve, atingindo repercussão Nacional. Se quiserem, podemos disponibilizar release e fotos oficiais de divulgação.
    O rico universo de criação e confecção de trajes para bonecas barbies, especialmente os de Noivas, foi a principal motivação para que o arquiteto Carlos Henrique Pires de Souza, idealizasse o evento, por meio da empresa Arabesco Design.
    O objetivo da exposição é de consagrar os trabalhos criativos e originais dos participantes do Concurso que contou com 90 inscrições de todo o país, com a participação de 7 estados. Entre os inscritos contamos com profissionais de designer de moda, estilistas, estudantes de moda de escolas e universidades do país, profissionais da área de moda e pessoas interessadas no tema.
    Os classificados foram: 1º lugar: Natália Carolina Rolim – Santos/SP; 2º Lugar Gabriela Ventura Vieira – Guarujá/SP; 3º Lugar Marcelha Exner Paulino – Maringá/PR mais a Menção HonrosaAlana Moura Maranhão da Silva – Recife/PE, que receberão, em conjunto, cerca de 40 atrativos prêmios, que incluem, entre outros itens: uma máquina de costura portátil, uma máquina fotográfica digital de 10 MP, barbies colecionáveis, ensaio fotográfico das bonecas premiadas, exposição das fotos das bonecas premiadas, publicação de mini-matéria na revista Noivas & Festas, livros do segmento de moda, divulgação no site oficial, e publicação, do Praiamar Shopping Center.
    As premiadas foram selecionadas por uma comissão julgadora, formada por profissionais especializados em moda como, Vanessa Leal (Publicitária – Cia Santista); Giuliana Aflalo (Jornalista – Populi); Susy Lemos (Apresentadora – Programa House e Fashion); Denise Guerra Bastos (Empresária – Proprietária Biografia); Ingrid Zamboni (Artista Plástica); Ana Salgueirosa (Estilista) e Priscilla Ornellas (Marketing – M&M Santos) que elegeram 53 dolls/fashions, que formarão a exposição que contará ainda com a apresentação de 15 dolls/fashions produzidas pela empresa Arabesco Design, totalizando 68 bonecas. Todas as dolls/fashions premiadas e as classificadas ficarão expostas ao público no período de 09 a 30 de junho de 2010, no Praiamar Shopping Center, das 10h às 22h, de segunda a sábado e das 11h às 22h aos domingos. No Complexo Cultural Palácio das Artes, em Praia Grande/SP, ficarão no período de 08 de julho a 15 de agosto de 2010, das 14h às 18h de terça a sábado.
    O Concurso Cultural Praiamar Fashion Dolls – Edição Noivas conta com Apoio Cultural do Praiamar Shopping Center; MM Santos Informática; Biografia Foto Studio; Unimonte – Universidade Monte Serrat; Revista Noiva & Festas – Quadrivium Editora; Antiquário Castelinho Magazine Retro. Apoio Institucional Prefeitura Municipal de Santos, Prefeitura Municipal de Praia Grande. Secretaria de Turismo de Santos, Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande; Palácio das Artes – Praia Grande; Santos e Região Convention & Visitors Bureau; Associação Amigos da Cultura, Associação dos Artistas do Litoral; Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofícios “Frei Gaspar da Madre Deus”.
    As informações sobre a premiação do concurso estão disponíveis nos sites do Praiamar Shopping Center: http://www.praiamarshopping.com.br; Revista Noivas & Festas: http://www.noivaefestas.com.br e Site Amigos da Cultura: http://www.amigosdacultura.com.br/ apoiadores culturais do evento.
    Agradecemos pela atenção e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.

    Comentário por Empresa Arabesco Desing - Representação de Arte, Cultura e Entretenimento — junho 19, 2010 @ 11:48 PM | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: